• Endereço: Província de Niassa, Lichinga, Av. Július Nyerere
  • (+258) 271 20318
  • Niassa, Lichinga, Av. Július Nyerere
  • (+258) 271 20318

Quem Somos

Somos uma organização nacional Moçambicana sem fins lucrativos, que surge em 1996 da convicção  que era possível melhorar as condições de saúde das comunidades rurais e sub-urbanas através de programas integrados de água e saneamento, prevenção e mitigação do HIV e SIDA, melhoramento da nutrição, educação e advocacia.

No início, a ESTAMOS centrou o seu trabalho em actividades de consultoria (estudos) sócio-económicos em vários Distritos da Província do Niassa, designadamente: Maúa, Mecanhelas, Mandimba, Lichinga, Sanga e Lago, com o financiamento da WaterAid- Londres. Posteriormente, a organização  focaliza-se em diversas iniciativas para desenvolvimento das comunidades, tais como Mobilização, Participação e Educação Comunitária (PEC) nas regiões desta Província.

O sucesso do trabalho acima citado encorajou a oficialização de parcerias entre a ESTAMOS e diferentes Organizações Governamentais e não Governamentais nacionais e internacionais, como é exemplo das Direcções Provinciais de Obras Públicas e Habitação, Saúde, Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA, WaterAid, Representação da Embaixada da Irlanda e da Suécia (ASDI), entre outras.

Posteriormente, através do seu Plano Estratégico desenvolveu actividades ligadas ao exercício de cidadania, com destaque para a realização de rastreios da despesa publica e auditorias sociais para além do uso do cartão de pontuação do cidadão.

Com o passar do tempo e pelos resultados demonstrados com a realização do rastreio da despesa pública o Governo da Província do Niassa assina um memorando com a organização para desenvolver essa acção em todos o Distritos.

Nesta altura, a organização muda de metodologia de intervenção deixando de ser implementadora directa para facilitadora em algumas áreas tais como saúde comunitária, onde identifica e treina Organizações de Base Comunitária para desenvolverem estas actividades. Como forma de conferir robustez as Organizações de Base Comunitária a ESTAMOS decide após desenvolver capacitação institucional desembolsar pequenas subvenções para as mesmas.

Em parceria com o Governo do Distrito de Lago, desenvolvemos uma acção na comunidade de Ucungo que não tinha a prática do uso de latrinas, através  da metodologia SANTOLIC(Saneamento Total Liderado pela Comunidade) transformamos a comunidade, actualmente é uma comunidade livre de fecalismo a céu aberto.

No âmbito da implementação do nosso Plano Estratégico, a ESTAMOS desenvolve actividades de advocacia e Lobby’s junto dos conselhos consultivos para influenciar a inclusão de questões de água e saneamento nas suas prioridades.

Recentemente, em parceria com o Mecanismo de Apoio  a Sociedade Civil criou o Centro de Pesquisa Norte cujo mandato é trazer soluções concretas para os problemas que afectam as comunidades rurais.

A sua preocupação por questões ambientais fez com que esta desenvolvesse acções em parceria com a Reserva do Niassa treinando as comunidades sobre o impacto negativo das queimadas descontroladas e gestão sustentável de recursos naturais.

A organização foi pioneira a desenvolver a nível da Província do Niassa a demarcação de áreas de produção de mulheres viúvas e chefes de agregado familiar que tem vindo a ser implementada no Distrito de Lago com o objectivo de garantir a posse de Terra e herança desse grupo.

A Organização implantou um Centro de Pesquisa em parceria com a Fundação Mecanismo de Apoio a Sociedade Civil com vista a dar resposta as preocupações das comunidades locais.

Nos últimos cinco anos tem se envolvido em actividades de pesquisa concretamente estudos, rastreios de finanças públicas, pesquisas sobre qualidade de prestação de serviços ao cidadão nas diferentes áreas, acesso de água e qualidade, análise comparativa de indicadores estatísticos oficiais e a realidade nas comunidades.

Nestes estudos tem colaborado com consultores internos e externos e instituições académicas para validar de forma científica as pesquisas que posteriormente servem para advocar para influenciar decisores estatais, privados e outros actores sociais.

Tem colaborado com algumas universidades com representação na Província do Niassa nomeadamente: Universidade Católica de Moçambique, Universidade pedagógica e Unilúrio.  Neste processo, são enviados estudantes para estágios na Organização.