Caro visitante, insira abaixo os teus dados e regista-te para doar e ajudar com os projectos do ESTAMOS. Desde já, o nosso muito obrigado.
Caro visitante, insira abaixo os teus dados para doar e contribuir para a concretização dos projectos do ESTAMOS. Desde já, o nosso muito obrigado.
A ESTAMOS participou hoje, dia 22 de Outubro de 2024, do lançamento do “Projecto Moz-Norte-Programa Comunitário Chipanje Chetu”, no Distrito de Sanga, Província de Niassa. O projecto conta com o financiamento de cerca de 5.0000.000,00 USD do Banco Mundial através da Administração Nacional de Áreas de Conservação e da BioFund.
A Organização faz parte do consórcio que integra na sua composição a Helvetas e a Universidade Lúrio. O papel fundamental da ESTAMOS neste consórcio será o fortalecimento das instituições comunitárias como o Conselho de Gestão Comunitária de Recursos Naturais (COGECO), Comités de Gestão de Recursos Naturais (CGRN’s) das cinco comunidades que fazem parte da área de conservação em matéria de governação interna, gestão financeira, gestão sustentável de recursos naturais entre outras áreas temáticas.
O evento orientado por S.Excia Lina Maria da Silva Portugal, Secretária de Estado na Província de Niassa, foi antecedido de uma intervenção pública com a população local, onde aquela dirigente falou da importância da conservação dos recursos naturais. A cerimónia contou com a presença de representantes da Administração Nacional de Áreas de Conservação líderes comunitários (ANAC), membros do Governo Distrital, representantes do programa Chipanje chetu, representantes da BioFund entre outros convidados.
Na ocasião a Secretária de Estado teceu algumas apelou para que todos os intervenientes envolvidos no projecto desde o financiador, instituições de governo e implementadores se empenhem para que as comunidades se beneficiem dos recursos solicitados e se promova o desenvolvimento local.